PHP 5.3.6 já é candidata a release

Artigo que apresenta a notícia de previsão de lançamento do PHP 5.3.6.

A versão 5.3.6 já é candidata a release e pode ser baixada em http://qa.php.net/. Mas afinal, o que é uma "release candidate"?

Trata-se de uma versão disponível para testes e não deve ser usada no ambiente de produção. Os entusiastas da linguagem podem baixar, compilar, executar os testes pré-definidos (através do comando make test, após a instalação) e aproveitar para avaliar o comportamento da linguagem em aplicações robustas (que usam vários recursos diferentes).

Esta versão é oferecida pelo PHP-QA (PHP Quality Assurance). Caso você encontre algum possível bug, relate e discuta antes em alguma comunidade de PHP (por exemplo um fórum ou uma lista de discussão). Caso o problema realmente parece ser um bug, leia as instruções no site http://bugs.php.net/ e reporte-o para a equipe de desenvolvimento do PHP (em inglês). Nesta página também é possível buscar e acompanhar a situação dos bugs em aberto, votar pela relevância, incluir comentários, etc.

Existe ainda, um link disponibilizado com os snapshots do projeto PHP: http://snaps.php.net/. Ou seja, é a versão trunk (em desenvolvimento), e ela é atualizada automaticamente e periodicamente. Naturalmente, as versões disponibilizadas lá são potencialmente instáveis, e jamais devem ser usadas em ambiente de produção. Elas podem servir para verificar se um possível bug de uma versão estável ou release candidate já foi corrigido.

0 comentários