PHP 5.5.0 Alpha 2

Artigo que apresenta as novidades do PHP 5.5.0 alpha 2, lançado em 21/12/2012.

Introdução

Atenção: o PHP 5.5 foi lançado em 20/06/2013. Confira as últimas notícias sobre o Lançamento do PHP 5.5.0.

Em novembro de 2012, postei sobre o lançamento do PHP 5.5.0 ALPHA 1, que daria início à família de versões 5.5.X. Porém, dia 21 de dezembro foi disponibilizada a versão ALPHA 2, com outras melhorias. De fato, na ocasião fiquei em dúvida se seriam apenas aquelas melhorias para o PHP 5.5.0, mas agora já sabemos que a lista de melhorias ainda pode crescer, enquanto está em fase alpha.

Outras novidades do PHP 5.5.0

A lista de novidades do PHP 5.5.0 Alpha 2 inclui:

  • Suporte ao systemtap para Linux.
  • Suporte para utilizar o comando empty sobre retornos de funções e outras expressões.
  • Otimização de acesso às variáveis temporárias e às variáveis compiladas pela VM.
  • Otimizações sobre a manipulação de arrays em baixo nível.
  • A extensão MySQL, que oferece funções de comunicação com bancos MySQL, está depreciada.
  • A opção de configuração de Apache 2.4 foi habilitada para Windows.
  • Correção de bugs.

A melhoria do comando empty já havia cido citada no alpha 1, então acredito que agora tenham implementado outra parte. A idéia, no entanto, é poder usar o empty sobre qualquer coisa que produza um valor para ser avaliado.

Sobre a depreciação do MySQL, é realmente um marco para o PHP. Para quem ainda não está familiarizado com recursos OO, recomendo a leitura do artigo sobre PDO.

As outras melhorias também são bem vindas, embora não reflitam tanto na forma de se programar em PHP.

Vale relembrar que versão alpha não deve ser usada em produção. Ela deve ser usada apenas para testes, ajudando a equipe de desenvolvimento da linguagem a encontrar e corrigir possíveis bugs.

2 comentários

Rubens Takiguti Ribeiro (autor do blog) disse...

Olá Josue,

Vou explicar melhor sobre a depreciação da biblioteca de funções do MySQL.

Existiam, basicamente, três formas de se comunicar com um banco de dados MySQL: via biblioteca de funções (aquelas funções com prefixo "mysql_"); via MySQLi (que é um módulo que provê funções e classes para se conectar ao MySQL); e via PDO (que provê classes para se conectar a diferentes bancos de dados, inclusive o MySQL).

A primeira forma é que está depreciada, ou seja, o módulo "mysql" que oferecia as funções. Agora é recomendável que você utilize o MySQLi ou o PDO para se conectar ao MySQL.

O "driver nativo" (mysqlnd ou "MySQL Native Driver") é uma camada mais baixo nível que estas 3 que falei. Ele é que se comunica diretamente com o servidor de banco de dados. Este driver (feito pela equipe do PHP) surgiu para substituir o driver oferecido pela Oracle, que tinha algumas restrições na licença que não agradavam à equipe do PHP. Ou seja, cada uma das 3 formas de conexão com MySQL poderiam usar o driver nativo ou o driver da Oracle. Estes drivers continuam disponíveis.