Segue uma lista de definições breves sobre termos de PHP e da Web. Conforme vou lembrando, vou colocando novos termos. Se quiser, dê sugestões de termos que estão faltando.
- Ajax
- É a sigla para Assynchronous JavaScript And XML. Trata-se de um mecanismo para realizar requisições assíncronas através do JavaScript (normalmente mediante algum evento), recuperar informações do servidor na forma de documentos XML, e realizar modificações dinâmicas no documento exibido.
- API
- É a sigla para Application Programming Interface, ou seja, uma interface de programação para aplicações. Se assemelha ao conceito de Interface no POO, mas em um nível mais abrangente.
- Classe
- Class
- Em programação, é uma estrutura de dados que possui atributos e métodos. Podem herdar características de outras classes, ou até mesmo sobrescrever algumas delas. Está inserida no contexto do POO.
- É um mecanismo previsto no HTTP para que informações sejam armazenadas no navegador (user agent) através de uma tabela de chaves/valores textuais.
- CSS
- É a sigla para Cascading Style Sheet, ou "Folhas de Estilos em Cascata". Trata-se de uma linguagem especialmente utilizada em HTML ou XML para formatação de elementos de um documento.
- IP
- É a sigla para Internet Protocol. Trata-se de um mecanismo de identificação de computadores em uma rede. Está presente na camada de Internet da arquitetura TCP/IP.
- DOM
- É a sigla para Document Object Model. É uma API para prover a criação ou alteração dinâmica de documentos. É especialmente usado em JavaScript para manipular XML ou XHTML dinamicamente, além de modificar os estilos do documento dinamicamente.
- ERP
- É a sigla para Enterprise Resource Planning (ou SIGE, Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Trata-se de uma classe de sistemas de informação que compartilham informações entre seus diferentes setores, de forma a oferecer informações estratégicas para a empresa. Estes sistemas abrangem o nível operacional, tático e estratégico.
- Expressão Regular
- Expressão regular (Regular Expression, ou "regex") é uma especificação de como uma sequência de caracteres podem estar dispostos. Ela é usada em programas de computador para validar a integridade de uma string (determinar se ela é compatível com uma expressão regular) ou para extrair elementos de uma string (porções da string com algum padrão).
- HTML
- É a principal linguagem da Web para representar documentos. Ela provê elementos para criação de títulos, parágrafos, imagens, formulários, etc.
- HTTP
- É a sigla para HyperText Transfer Protocol. É um protocolo para transferência de dados que fica na camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, e que serve de base para a Web (WWW).
- HTTPS
- É a versão segura do HTTP. Neste protocolo, os dados são trafegados de forma criptografada para evitar a leitura indevida.
- JavaScript
- É uma linguagem que roda no lado do cliente (client-side), ou seja, no navegador do usuário e que provê alterações no documento exibido dinamicamente.
- JSON
- É um padrão de representação de dados para troca de informações entre sistemas. É nativo em JavaScript, embora seja implementado em outras linguagens de programação.
- jQuery
- É uma biblioteca em JavaScript que provê a compatibilidade entre diferentes navegadores, e facilita algumas operações comuns realizadas com JavaScript, DOM, Ajax, efeitos visuais, entre outros.
- MySQL
- É um SGBD com versões livre e proprietária, que provê a criação de tabelas com diferentes engines. Algumas engines possuem suporte completo à ACID.
- Namespace
- É um mecanismo utilizado por diferentes linguagens para evitar a incompatibilidade entre estruturas elementares, que podem ter nomes idênticos, mas contextos diferentes.
- Oracle
- É o nome de uma empresa e de seu principal produto, que é um Banco de Dados proprietário, bastante robusto e normalmente utilizado por grandes sistemas de informação.
- ORM
- É a sigla para Object Relational Mapping. Trata-se de um mecanismo de mapeamento entre entidades do sistema (classes) e tabelas do BD. Ela provê a manipulação de dados do BD de forma mais alto nível em comparação com a utilização direta de SQL.
- PDO
- É a sigla para PHP Data Objects. Trata-se de uma extensão do PHP para prover acesso a diferentes modelos de bancos de dados através de uma interface única de classes e métodos.
- PHP
- É um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor". É uma linguagem alto nível, interpretada, executada no lado do servidor e especialmente elaborada para o desenvolvimento de aplicações Web.
- PHP-CLI
- É uma SAPI do PHP que permite a execução da linguagem PHP no terminal de comandos (prompt de comandos). Nestes casos, normalmente o resultado é exibido em STDOUT de forma textual, e não na forma de HTML.
- POO
- É a sigla para Paradigma Orientado a Objetos. Trata-se do paradigma que utiliza o modelo de classes para solucionar problemas, onde classes se "comunicam" com outras invocando seus métodos ou modificando seus atributos.
- PostgreSQL
- É o nome de um banco de dados livre e bastante robusto, com suporte completo a ACID.
- Prepared Statement
- É um conceito de Banco de Dados onde uma consulta é preparada com pontos curinga, que podem ser substituídos por valores reais para serem executados. Normalmente uma prepared statement é rápida pois é uma consulta pré-compilada, e só precisa de valores reais para ser executada.
- RSS
- É uma linguagem baseada em XML que provê a distribuição de feeds (notícias) de forma padronizada. Usuários interessados podem "assinar" um RSS e "seguir" seus feeds através de um leitor de RSS.
- SGBD
- É a sigla para Sistema Gerenciador de Bancos de Dados, ou seja, o nome do programa capaz de gerenciar um ou mais bancos de dados.
- Sintaxe
- Syntax
- Em programação, são as regras de gramática de uma linguagem, ou seja, as regras que definem como os tokens usados para elaborar um código podem ficar dispostos para que o programa possa ser executado (ou compilado).
- SQL
- É a sigla para Structed Query Language. É uma linguagem para realizar operações em bancos de dados. Existem operações: DML (Data Modification Language), para modificar linhas de tabelas; DDL (Data Definition Language), para especificar como serão os dados (tabelas); e DCL (Data Control Language), para definir permissões de acesso a usuários.
- SOAP
- É uma especificação de comunicação de sistemas através do conceito de Web Service utilizando XML.
- SPL
- É a sigla para Standard PHP Library. É uma biblioteca padrão do PHP que oferece classes, interfaces e exceptions de utilidade geral.
- Tableless
- É uma convensão que diz para utilizar tabelas em documentos (X)HTML apenas onde é necessário representar uma tabela, ou seja, conjunto de dados tabulares.
- Num contexto mais amplo, o termo é utilizado para indicar a recomendação de se usar corretamente as tags do (X)HTML de acordo com seu significado semântico, em oposição à utilização de tags para se obter resultados visuais desejados.
- Variáveis Superglobais
- Em PHP, variáveis superglobais são variáveis especiais da linguagem e que estão visíveis em qualquer escopo de código. As variáveis superglobais são: $GLOBALS, $_SERVER, $_ENV, $_SESSION, $_GET, $_POST, $_REQUEST, $_FILES e $_COOKIE.
- WAI
- É a sigla para Web Accessibility Initiative. Trata-se de uma divisão do W3C focado em iniciativas voltadas para a acessibilidade da Web, ou seja, permitir que a informação seja acessível para pessoas com ou sem deficiência.
- WCAG
- É a sigla para Web Content Accessibility Guidelines. Trata-se de um conjunto de convensões criado pela WAI, subdividido em três níveis e que ajuda desenvolvedores Web a elaborar conteúdo acessível para pessoas com ou sem deficiência.
- Web Service
- É um mecanismo que provê a comunicação entre sistemas Web e outros sistemas (Web ou não). Normalmente a comunicação é feita por uma linguagem apropriada para troca de dados (por exemplo, XML).
- Wrapper
- É uma unidade de software que encapsula uma funcionalidade, intermediando o acesso a algum recurso específico. Ele permite maior abstração, simplicidade e padronização.
- XHTML
- É uma versão do HTML compatível com as regras do XML. Esta característica oferece ao XHTML o benefício de poder ser lido por um interpretador de XML.
- XML
- É a sigla para eXtensible Markup Language. É uma linguagem derivada da SGML para representação de dados. Pode ser utilizada para representação de documentos, armazenamento de dados, ou intercâmbio de dados entre diferentes aplicações.
- XPath
- É uma linguagem para consultar elementos de um documento XML.
- XSLT
- É a sigla para eXtensible Stylesheet Language Transformation. É uma linguagem baseada em XML e que provê mecanismos para transformação de documentos XML, por exemplo, transformar um documento XML em um documento XHTML. Ela é auxiliada pela linguagem XPath, que serve como linguagem de seleção de elementos do XML.
2 comentários
Cara, muito legal os conceitos.
Esse tipo de glossário é importante, alguns termos já estão batidos, mas outros a explicação é muito boa.
Gostei.
Diego Melo
Obrigado.
Se tiver alguma sugestão de outro termo comum na área, pode comentar.
Postar um comentário
Nota: fique a vontade para expressar o que achou deste artigo ou do blog.
Dica: para acompanhar as respostas, acesse com uma conta do Google e marque a opção "Notifique-me".
Atenção: o blogger não permite inclusão de tags nos comentários, por isso, use algum site externo para postar seu código com dúvidas e deixe o link aqui. Exemplo: pastebin.com