Achei um post interessante sobre o assunto "PHP ou Java" e resolvi compartilhá-lo por aqui: PHP ou Java.
Na minha humilde opinião, Java é uma linguagem que já nasceu baseada em conceitos, padrões e estratégias consolidadas. Por outro lado, o PHP nasceu como um projeto pessoal e cresceu (muito). A partir da versão 5, o PHP começou a aperfeiçoar seus recursos relacionados à orientação a objetos e acredito que hoje possa fazer praticamente tudo que se faz em Java. E diria mais: pode fazer coisas que Java não pode ou que só pode com um esforço estupidamente maior.
No final das contas, PHP propicia uma facilidade de aprendizado mais rápido que Java, ocasionando em muitas pessoas se interessando por ela. Pessoas boas e ruins. Por outro lado, Java costuma ser aprendido em cursos superiores, normalmente por pessoas com mais noções de POO.
Se você ainda é um daqueles que acha que PHP não pode ser utilizado por grandes aplicações, segue uma lista com alguns aplicativos famosos feitos em PHP:
- Yahoo!
- Gmail
- Wikipédia (Mediawiki)
- Moodle
- Joomla
- Wordpress
- Digg
3 comentários
"... e acredito que hoje possa fazer praticamente tudo que se faz em Java"... até hj n consegui fazer o php ler certificados do tipo A3. Por acaso vc saberia se existe essa possibilidade?
Olá, Anônimo
Quando digo que acredito que PHP possa fazer praticamente tudo que se faz em Java, me refiro aos recursos nativos da linguagem. "Ler certificados A3" não me parece algo do core de alguma linguagem de programação. Se Java consegue ler, provavelmente é por alguma biblioteca. Provavelmente a linguagem não utilizou algo que PHP não consiga fazer para ler. De fato, pode ser que não exista algo pronto em PHP para este propósito, mas o foco do artigo não foi exatamente compara qual das linguagens possui mais bibliotecas úteis aos mais diferentes propósitos.
Rubens, descobri teu blog agora e achei muito bom. Parabéns pelo trabalho e pelo excelente conteúdo.
Um abraço!
Postar um comentário
Nota: fique a vontade para expressar o que achou deste artigo ou do blog.
Dica: para acompanhar as respostas, acesse com uma conta do Google e marque a opção "Notifique-me".
Atenção: o blogger não permite inclusão de tags nos comentários, por isso, use algum site externo para postar seu código com dúvidas e deixe o link aqui. Exemplo: pastebin.com