PHP 5.5.0 Alpha 4

Artigo que apresenta as novidades do PHP 5.5.0 alpha 4.

Introdução

Atenção: o PHP 5.5 foi lançado em 20/06/2013. Confira as últimas notícias sobre o Lançamento do PHP 5.5.0.

Nos últimos posts, vimos algumas novidades do PHP 5.5 Alpha 1, Alpha 2 e Alpha 3. Hoje, finalmente, foi lançada a última versão alpha do PHP 5.5.0 e, portanto, são as últimas novidades a serem inseridas.

Outras Novidades do PHP 5.5.0

A lista de novidades do PHP 5.5.0 alpha 4 inclui duas novidades:

  • Criação de um mecanismo para resolução de nome completo de classes (namespace + classe), através da nova sintaxe NomeClasse::class.
  • Criação da classe DateTimeImutable, que é semelhante à classe DateTime, mas não modifica seus valores internamente, ou seja, é imutável.
  • Várias correções de bugs.

Bom, a nova sintaxe para obter o nome completo de classes é util quando se está em um namespace e pretende-se obter o nome completo de uma classe deste namespace sem precisar escrever todo o namespace. Normalmente o nome completo da classe é necessário quando passado por parâmetro para outras funções que vão instanciar objetos dinamicamente, ou algo do gênero. Ou seja, precisam do nome completo da classe.

Conclusão

Bom, esta versão não trouxe grandes mudanças, e com isso, fecha-se a inclusão de novas funcionalidades por um tempo. Sem dúvidas, a grande novidade do PHP 5.5 foi o suporte a generators e coroutines.

Lembrando, novamente, que esta versão ainda está em estado Alpha e não deve ser usado em produção. Ela é disponibilizada com a finalidade de prover testes para encontrar bugs.

0 comentários