Data Warehouse é um sistema de computação que guarda dados de uma organização. Os dados vão desde nomes de departamentos/setores, até os dados referentes às atividades da organização, ou seja, dados referentes ao nível operacional. Por exemplo, em um sistema para uma universidade, o sistema data warehouse provê, dentre outras coisas, informações sobre as aulas (notas, rendimento dos alunos, participação dos docentes, etc.), ou seja, o nível mais operacional da universidade.
Data Warehouse é o meio que provê a inteligência de negócio (Business Intelligence ou "BI"). Neste caso, o sistema é utilizado para extrair informações úteis para o gerenciamento do negócio, através da análise dos dados organizados estrategicamente para isso. Aliás, este é um grande diferencial de um Data Warehouse de um sistema de computação convencional: a sua estrutura. Ela deve ser organizada de forma a extrair informações de maneira mais ágil, ao mesmo tempo que é desejável que ela atenda à expansão do negócio. Um exemplo relacionado à universidade é o sistema Data Warehouse mostrar gráficos sobre as disciplinas com maior número de reprovações, auxiliando a direção de cada departamento a reservar um número maior de docentes para oferecer tais disciplinas.
0 comentários
Postar um comentário
Nota: fique a vontade para expressar o que achou deste artigo ou do blog.
Dica: para acompanhar as respostas, acesse com uma conta do Google e marque a opção "Notifique-me".
Atenção: o blogger não permite inclusão de tags nos comentários, por isso, use algum site externo para postar seu código com dúvidas e deixe o link aqui. Exemplo: pastebin.com