Dica rápida: a equipe de desenvolvimento do PHP disponibilizou a documentação das funções do PHP via manpage. A instalação é simples: basta instalar o PEAR e instalar o pacote "pman" (é só executar o comando abaixo).
$ pear install doc.php.net/pman
Para acessar a documentação de uma função, basta usar o comando "pman" seguido do nome da função. Este comando na verdade é um script que utiliza o programa "man" usando o diretório onde a documentação do PHP foi instalada. No Linux, este diretório pode ser o "/usr/share/doc/pear/pman/". Exemplo de uso:
$ pman substr
A manpage é similar à documentação encontrada no php.net, exceto pela formatação. Para quem utiliza editores de código via terminal (vi, pico, nano, etc.), esta será uma ótima ferramenta.
Autocomplete
Um inconveniente (ainda) do PMAN, é que não oferece recurso de auto-completar no terminal. Porém, fiz um script rapidamente para contornar esta limitação. Primeiro, é preciso ter o programa "bash-completion". Depois, basta copiar o arquivo abaixo e salvá-lo em /etc/bash_completion.d/pman.
Copyright © 2011 Rubens Takiguti Ribeiro
Licença: LGPL 3
#
# Autocomplete for PMAN
# Author: Rubens Takiguti Ribeiro
# Version: 1.0 2011-06-26
# License: LGPL 3 (http://www.gnu.org/licenses/lgpl-3.0.txt)
# Copyright (C) 2011 Rubens Takiguti Ribeiro
#
#
# Get manpages
#
_pman_get_pages() {
# String $1: current word
#
local opts dir i item
dir='/usr/share/doc/pear/pman/man3/'
opts=""
if [ -n "$1" ]
then
for i in "${dir}/${1}"*.3.gz
do
item=$(basename "$i" .3.gz)
opts="$opts $item"
done
fi
echo -n "$opts"
return 0
}
#
# Main Autocomplete
#
_pman() {
local cur prev opts
cur="${COMP_WORDS[COMP_CWORD]}"
prev="${COMP_WORDS[COMP_CWORD-1]}"
if (( $COMP_CWORD == 1 ))
then
opts=$(_pman_get_pages "$cur")
COMPREPLY=( $(compgen -W "${opts}" -- "${cur}") )
return 0
fi
}
# Register auto-complete
complete -F _pman pman
Caso os seus manuais foram instalados em outro local, mude a linha onde coloquei o diretório "/usr/share/doc/pear/pman/man3/" para o diretório correto.
Observação: para o auto-completar funcionar, você precisa digitar pelo menos a primeira letra da função/classe desejada. Caso contrário, o script ficaria muito lento. Veja o exemplo:
$ pman sub<TAB>
Isso irá completar o "sub" com "substr" pois esta é a única função em PHP que começa com "sub". Caso você tenha digitado algo que existem mais de uma opção, então clique em TAB duas vezes ao invés de uma e a lista de possibilidades será mostrada.
0 comentários
Postar um comentário
Nota: fique a vontade para expressar o que achou deste artigo ou do blog.
Dica: para acompanhar as respostas, acesse com uma conta do Google e marque a opção "Notifique-me".
Atenção: o blogger não permite inclusão de tags nos comentários, por isso, use algum site externo para postar seu código com dúvidas e deixe o link aqui. Exemplo: pastebin.com